Rebeldes com causa (Matéria do Diário do Nordeste)

ESPECIAL

Rebeldes com causa

10.09.2012

As lutas mudaram, a forma de reivindicar também, mas o que não muda é o espírito rebelde da juventude. O Zoeira conversou com jovens que fazem protesto e se posicionam por causa coletivas

(…)

 

Reunião de artistas
“O MAR é um grupo de artistas que se reuniu para reivindicar uma cultura mais bem cuidada, planejada e executada. Somos artistas de várias linguagens que estávamos insatisfeitos”, conta Marina.

As ações do grupo ganharam força primeiro entre a categoria artística e depois foi ganhando apoio da sociedade, principalmente, nas redes sociais.

O MAR fazia o “Twittato” – ação que convidava todo mundo para postar frases. A que ganhou mais destaque foi “DeCIDa pela Cultura” – e começou uma corrente de postagens de fotos com cartazes de protestos no Facebook. “O movimento começou pelo Facebook e ganhou uma dimensão muito maior do que esperávamos. Tinha gente que morava fora do Ceará e que também postou em solidariedade. Depois, o pessoal se movimentou e ocupamos a Praça do Ferreira. Fizemos um documento com as principais reivindicações de artistas de várias linguagens”, explica.

“Lutamos para que o Curso Técnico de Dança não tenha mais problema com repasse de verbas e não haja ameaça de deixar de funcionar. Para que o Festival do Litoral Oeste aconteça, vira e mexe, a gente tem que brigar. A sensação é que é uma luta retroativa. A gente não avança, fica tentando manter o que um dia foi conquistado. Poderíamos estar usando essa energia para criar, fazer cursos, circular. Mas desperdiçamos essa energia”, reflete.

O fato é que depois do barulho, o governador Cid Gomes anunciou, na última quarta (dia 5), o tão aguardado pacote de investimentos, aproximadamente R$ 118 milhões, para a área da cultura, apelidado de “Virada Cultural”.

Cid assumiu sua “mea culpa” e anunciou o novo diretor do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, concurso público da Secult, reforma de equipamentos culturais, abertura de oito editais, além da criação de cursos técnico-profissionalizantes em escolas estaduais. Uma vitória e incentivo para continuar a luta.

 

(…)

 

Leia a matéria na íntegra: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1179332

Anúncios

Publicado em setembro 11, 2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: